
PRESIDENTE FIGUEIREDO
A TERRA DAS CACHOEIRAS DO AMAZONAS
SOBRE O MUNICÍPIO
Um dos municípios mais novos do Amazonas, fundado em 1981 juntamente com a abertura da estrada federal BR 174, que faz a ligação do Amazonas com Roraima e a Venezuela.
É conhecida como a terra das cachoeiras por ter mais de 140 cachoeiras catalogadas e todas espalhadas por dentro de suas 25 mil km2 de área de floresta preservada.
Tem se tornado muito famoso pelo desenvolvimento do turismo ecológico com atividades como trilhas na floresta, camping, visita as cachoeiras, passeios de pernoite na floresta, caiaques e boia Cross.
Presidente Figueiredo tem uma população média que quase 38 mil habitantes, a econômica é basicamente do serviço público e da região mineradora que existe nas proximidades como bauxita, manganês, nióbio e potássio.
Dentro da área do município existe um distrito chamado de Balbina com uma vila e uma represa construída nos anos 80 com a intenção de abastecer a capital com energia elétrica, o local também possuí muitas cachoeiras e o lago é aproveitado para a realização de pesca esportiva, inclusive com um campeonato anual.

CORREDEIRA DO URUBUÍ
Tá afim de um roteiro só pra você, sem muita gente, onde você poderá se conectar e sentir a Amazônia no seu tempo? Veja nossas opções de passeios, não formamos grupos nesses roteiros.
Conheça algumas das mais de 140 cachoeiras catalogadas de Presidente Figueiredo, a terra das cachoeiras do Amazonas.
Gruta da Judéia
Para chegar até esse lugar é preciso fazer uma trilha na floresta, acompanhamento de guia de turismo.

Caverna do Maroaga
Para se chegar a ela é preciso fazer uma trilha por dentro da floresta, acompanhado de guia de turismo.


Fervedouro do Maranhão
Um dos lugares mais procurados pelos turistas que vem ao Amazonas, com certeza um cenário pra filmes e muitas fotos lindas.

Lagoa Azul
Acesso por ramal de 8km, o acesso é feito no km 120 da BR 174.
Melhor horário para visitar é pela manhã cedo e durante a semana. Aos fins de semana fica lotada.
Cachoeira de Iracema
Acesso pelo km 115 da BR 174, estrada de barro de 4km, trilha de 20 minutos para chegar a queda principal.

Cachoeira das Araras
Localizada no mesmo igarapé que vem da cachoeira da Iracema, local oferece mais dificuldades de acesso, não recomendado para quem tem problemas físicos.


Corredeira das Lajes
Local de fácil acesso, não preciso de trilhas para se chegar a ela, mas durante o período das cheias não recomenda-se os banhos devido a força

Corredeira do Urubuí
Com acesso fácil, esse é um local aberto ao público em geral, não se cobra entradas, aos finais de semana fica lotada de banhistas.
Cachoeira da Asframa
A mais fácil de todas, ótima para pessoas da 3º idade, crianças, não precisa de trilhas, o carro estaciona bem próximo a cachoeira

Rio Vermelho
Um dos lugares mais curiosos de Presidente Figueiredo, um igarapé com águas vermelhas que até parecem com sague, mas ne verdade se trata de uma lata concentração de matéria orgânica que deixa a água com essa cor


Pedra Furada
Uma das mais distantes da cidade, já perto da vila de Balbina, essa tem um acesso de chão de barro, fica liso quando chove para carros sem tração, acesso até a cachoeira com curta trilha e fácil acesso.

Cachoeira da Neblina
Com sua recém abertura, a cachoeira da Neblina é uma das mais bonitas e mais difíceis de se chegar com uma trilha de que leva 1:30 para ir e depois para voltar, mas o esforço vale muito a pena!
Cachoeira do Mutum
Uma das cachoeiras mais famosas e mais mencionadas no Instagram. A cachoeira do Mutum possuí piscinas naturais em formato de poço que podem atingir mais de 7 metros de profundidade.

Cachoeira da Sucuriju
Localizada antes da cachoeira de Iracema, é uma ótima opção no período da seca dos rios, quando seu nível é mais baixo dando acesso fácil.


Cachoeira da Porteira
Um local que possui área para acampar, com uma linda cachoeira, fácil acesso mas a cachoeira oferece muitas pedras escorregadias.

Lagoa Cristalina
Um dos lugares recém descobertos em Presidente Figueiredo, com um nascente de águas transparentes. o local é lindo e muito convidativo a um banho refrescante no meio da Amazônia.